fbpx

Blog

Como abrir uma farmácia com o pé direito: Passo a passo descomplicado!

Quando se está começando um negócio que possui características distintas, como uma farmácia ou drogaria, muitos empreendedores enfrentam desafios devido à falta de conhecimento sobre os passos necessários para a realização desse sonho.

Abrir uma farmácia do zero envolve várias etapas e considerações. 

No empreendedorismo brasileiro, a área de saúde e bem-estar é apontada como tendência para crescer em 2024. Pensando nisso, elaboramos esse passo a passo para te ajudar a desmistificar o processo de começar uma farmácia e entender quais são os requisitos para não ter nenhuma surpresa pelo caminho. Confira agora!

#1 Pesquisa de mercado

Realize uma pesquisa de mercado para identificar a viabilidade do negócio na área escolhida. Em seguida, analise a concorrência, a demanda por serviços farmacêuticos e as necessidades da população que ali habita.

#2 Plano de negócio

Ele é a base na hora de definir o melhor caminho e metas para atingir seus objetivos. Ele deve incluir o orçamento global para abertura da empresa, e contemplar não somente o investimento necessário para abrir a drogaria, mas também o capital de giro para viabilizar a operação das despesas, a reposição de estoque e o plano operacional.

#3 Legislação 

Segundo a Lei nº. 5.991, a Farmácia sem Manipulação é o estabelecimento de dispensação e comércio de drogas, medicamentos e insumos farmacêuticos em suas embalagens originais. Enquanto a Farmácia com Manipulação é o estabelecimento que também atua na manipulação de fórmulas magistrais e oficinais.

#4 Registro comercial e legal

Você precisa registrar seu comércio, abrir um CNPJ e manter as obrigações como pessoa física e jurídica em dia. Obtenha todas as licenças necessárias e esteja em conformidade com a legislação.

#5 Fornecedores e estoque

Estabeleça parcerias com fornecedores confiáveis de medicamentos e produtos farmacêuticos. Mantenha um estoque adequado e diversificado para atender às necessidades dos clientes.

#6 Tecnologia e sistemas

Implemente sistemas de gerenciamento de estoque e vendas eficientes. Considere a implementação de tecnologias que melhorem a eficiência operacional. Além disso, treine sua equipe para fornecer informações precisas e orientações sobre medicamentos.

#7 Regulamentações 

Mantenha-se atualizado sobre todas as regulamentações relacionadas à venda de medicamentos e produtos farmacêuticos. Garanta a conformidade com as boas práticas farmacêuticas, lembrando que elas podem mudar de acordo com o tipo de farmácia, porte e localização

#8 Mantenha as finanças em ordem

Gerenciar as finanças com responsabilidade e olhar atento é fundamental para manter o controle de gastos e o negócio funcionando. Investir em uma empresa de Contabilidade especializada no seu tipo de negócio é uma estratégia valiosa.

O início pode ser desafiador, mas tendo certeza de que é esse o caminho ideal, os obstáculos serão superados e o sucesso virá. Esperamos que este artigo e outros do nosso blog te ajudem caso você queira empreender no ramo farmacêutico.

Somos uma empresa de contabilidade e consultoria especializada em farmácias e drogarias. Se você precisar de orientação profissional para o setor contábil do seu negócio, independente da localização, entre em contato com a gente e vamos conversar!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Chamar no WhatsApp
1
Olá
Podemos ajudá-lo?